Value investing é uma estratégia de investimento a longo prazo. Com base na análise fundamentalista, os investidores buscam comprar ativos que eles enxergam que valem mais do que o preço que o mercado está negociando. E, ainda, apresentam boa margem de segurança e potencial de crescimento no longo prazo.
Mas, como encontrar as empresas certas para investimentos a longo prazo e com alto potencial de rentabilidade? Para responder essa e outras dúvidas comuns dos investidores, elaboramos este artigo. Boa leitura.
O que é value investing?
O value investing é uma estratégia de investimento que busca encontrar e comprar ações com preços abaixo do valor real da empresa.
Essa abordagem envolve pesquisar os fundamentos de uma empresa por meio da análise dos seus ganhos e ativos em relação ao preço de suas ações. É uma boa maneira de diversificar e se proteger contra perdas.
Como você pode imaginar, para investir dessa maneira, é necessário ter bastante conhecimento sobre o mercado financeiro e a precificação das empresas.
Vale dizer, que o value investing não busca o lucro através de um movimento frenético de compra e venda de papéis. A busca é pelo melhor investimento a longo prazo, tendo em vista que no longo prazo, o preço de uma ação tende a se encontrar com o seu valor real.
“Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”
A frase célebre foi dita por nada mais nada menos do que Warren Buffett, o investidor de valor mais famoso do mundo. Seu case de sucesso talvez seja o exemplo mais bem acabado da utilização da estratégia de value investing.
Dicas para investir em valor
O investimento em valor (value investing) costuma ser uma estratégia confiável e relativamente segura para aumentar seus ativos de forma constante ao longo do tempo.
Entretanto existem alguns princípios que o investidor deve adotar. Separamos 4 dicas para aumentar suas chances de obter lucro ao adotar essa estratégia.
- Equilíbrio: A diversificação é muito importante para qualquer investidor. Ou seja, mesmo na estratégia de value investing é importante diversificar a carteira de ativos de longo prazo. A diversificação não tornará necessariamente os investimentos mais lucrativos, entretanto melhoram a margem de segurança do seu portfólio de ativos.
- Conhecimento: Com o aumento da quantidade de investidores e também das informações de massa, você pode se sentir influenciado a seguir o rebanho. Mas, investir em valor é identificar algo que outras pessoas perderam. Pesquisar e compreender os fundamentos de uma empresa é absolutamente necessário para a tomada de decisão.
- Paciência: O crescimento pode ser lento e você deve resistir ao impulso de vender e investir em algumas ações de crescimento aparentemente mais atraentes. Para se ter uma ideia, Warren Buffett manteve alguns ativos em seu portfólio por mais de 30 anos. Então esteja preparado para sentar e esperar.
- Compre na baixa: voltando a Buffett, é importante notar que ele comprou suas ações na Coca-Cola após a quebra do mercado de ações em 1987.
Como encontrar ativos segundo o value investing
Assim como acontece com os investimentos em ações em geral, você tem duas opções principais.
A primeira opção é identificar ativos individualmente. Você pode fazer isso sozinho, avaliando atentamente as demonstrações financeiras de uma empresa, seu balanço, seus ativos, seus passivos, seus retornos, seu crescimento e assim por diante antes de tomar qualquer decisão. Ou você também pode usar os serviços de Gestão de Recursos e Patrimônio com a Auri Capital.
Em segundo lugar, você pode investir em um dos fundos mútuos ou ETFs que têm como alvo ativos baseados na estratégia de value investing. Seja qual for sua escolha, aqui na Auri Capital auxiliamos você em todas as etapas da tomada de decisão.
Como avaliar o valor intrínseco de uma empresa
Como ponto de partida, os investidores iniciantes podem olhar para:
- Relação Preço / Lucro (P/L): a relação entre o preço das ações de uma empresa e seu lucro por ação.
- Razão Preço / Valor Contábil: a relação entre o preço das ações de uma empresa e seu valor contábil (seus ativos menos passivos).
É claro que apenas esses dois indicadores não podem, sozinhos, embasar a tomada de decisão. Existem muitas outras métricas que os investidores usam para determinar o valor intrínseco de uma ação.
Entretanto, seja você investidor iniciante ou experiente, um ponto é sempre válido. Antes de escolher os ativos das empresas, verifique também seus níveis de endividamento, fluxo de caixa livre e também seu preço contábil, que mostra como o preço das ações se compara ao valor dos ativos da empresa. Assim você poderá decidir se não foram precificadas de forma barata porque estão a caminho da falência.
Quer investir? Entre em contato conosco.